top of page

CECAMPE-NE E FNDE, JUNTOS NA GESTÃO DO PDDE E AÇÕES INTEGRADAS, NA REGIÃO NORDESTE


O Centro Colaborador de Apoio à gestão e ao Monitoramento de Programas Educacionais - CECAMPE-NE, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, vem promovendo, em toda a região Nordeste, cursos de formação e assessoria técnica com o objetivo de fortalecer a gestão do PDDE e das Ações Integradas. O que se objetiva é aprofundar conhecimentos, visando à boa gestão e ao alcance dos objetivos das políticas públicas educacionais, notadamente o PDDE, com foco especial na adesão, execução e prestação de contas dos recursos.


Mais de 10.500 cursistas, aproximadamente, já foram certificados, em 18 ações. Os cursos são voltados para dirigentes e técnicos das redes municipais e estaduais, para gestores(as) de escolas urbanas, para escolas indígenas, e escolas do/no campo e quilombolas.


A assessoria técnica vem crescendo na região, como forma de resolução de problemas pontuais na gestão do PDDE, que muitas vezes inviabilizam o seu uso no contexto escolar. Este serviço vem contribuindo expressivamente para a melhoria da gestão do PDDE.


Destacamos, neste mês de abril, as formações realizadas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia, que foram acompanhadas pela equipe do FNDE. Contamos com a participação do Diretor de Ações Educacionais – DIRAE, Anderson Sampaio Santos, da Coordenadora-Geral do PDDE e Diretora do PDDE, Fernanda Lucena, em João Pessoa e Campina Grande - PB; da Coordenadora de Assistência, Monitoramento e Avaliação do PDDE – COAMA, Hilda Sousa, em Recife-PE; e do Técnico da COAMA, Daer Mota, no município de Banzaê, Bahia.


As ações também foram acompanhadas pelas coordenadoras do CECAMPE-NE, prof. Dra. Adriana Diniz (coordenadora geral do Cecampe), Prof. Dra. Ana Célia Menezes (vice coordenadora geral do Cecampe), prof. Dra. Maria Aparecida Nunes Pereira (coordenadora do Eixo Assistência Técnica) e demais coordenadores/as das ações de Assistência Técnica, a exemplo da prof. Dra. Ana Carolina Kruta, Prof. Dra. Francisca Alexandre, Prof. Dra. Aline Barboza, prof. Dra. Marlene França, Prof. Dr. Estevão Palitot e prof. Dr. Luciélio Marinho. 


Destacamos e agradecemos a valiosa colaboração dos/as nossos/as formadores/as e agentes de mobilização em cada estado da região Nordeste, assim como dos nossos parceiros institucionais — UNDIME, UNCME, Secretarias Estaduais de Educação e Secretarias Municipais de Educação —, que têm sido fundamentais para a realização dessas ações.


A atuação desses parceiros institucionais tem contribuído de maneira significativa para a melhoria da qualidade da educação nas escolas, fortalecendo o direito à educação pública em todo o país, com especial atenção às escolas situadas em contextos diferenciados, como as escolas do/no campo, as escolas quilombolas e as escolas indígenas.

 
 
 

Comments


bottom of page